Não existe nada mais delicioso do que a época do inverno. É tempo de roupas mais elaboradas, chocolate quente, chá da tarde, um bom filme debaixo do cobertor, além de nos deixar um pouco mais preguiçosos, mas com certeza, nos satisfaz com melhores horas prazerosas de sono. Não tem algo melhor do que ficar na cama um pouco a mais em tempos assim. Não tem algo melhor para quem trabalha de terno e visuais “empacotados” não sofrer como nas estações mais quentes. Bem que já deveriam terem inventado roupas a base de “ar-condicionado interno” ou até mesmo uma lei proibindo “A partir de hoje, o terno está abolido para quem mora em zonas de calor excessivo”. Mas enfim, pura utopia, pura imaginação apenas !
Sinto-me mais inspirada no inverno e com mais determinação em minhas atividades. Leio mais, escuto mais, aprendo mais, trabalho mais e com mais prazer. O universo humano tem suas particularidades e esta é uma das minhas. Alguns preferem um dia de sol, outros uma bela neblina na janela. Não que aceite um belo dia ensolarado, sei que não tem algo mais bonito em acordar num dia qualquer, abrir a janela, sentir o raio de sol e banhar-se com sua intensidade. Parece bem poético, mas é a verdade e nem muitos percebem isso. Mas sinto que sou do inverno - Ele me abraça, sou de sua inspiração, de seu caminho e de essência.
Toca meu coração e me entristece quando penso - Não é para todos que o mundo pode proporciar felicidade com uma simples estação. Posso está sorrindo com a plenitude de um dia de chuva, embora outros ao mesmo tempo possam está sofrendo, tendo suas casas devastadas e suas vidas completamente destruídas por um simples efeito da natureza.
É duro saber - Se estamos num planeta onde todos os seres são da mesma espécie, por que este ‘todo’ não pode brilhar com o mesmo sorriso nos dentes? Por que há chuva para os que se aquecem num cobertor florido dentro de uma casa protegida de raios e lá fora, alguém debaixo de um papelão faz daquilo de sua própria morada e de sua própria figura existencial ?
Resta fechar os olhos e sonhar com a chuva de um dia aquecido de corações que pensam que isto possa mudar. Não sei se para todos, mas pelo menos, para a maioria. Com certeza, haveria mais sorriso e a neblina se tornaria a visão mais perfeita do mundo, e o temporal, em lágrimas de pura felicidade.
(Joyce Martins)
(Joyce Martins)